Submissão de Artigos

Facilite a publicação de suas pesquisas científicas com nossa plataforma dedicada.

Sobre Nós

Somos uma plataforma dedicada à submissão de artigos científicos, facilitando a conexão entre pesquisadores e a publicação de suas pesquisas de forma eficiente e acessível.

white and brown printed papers
white and brown printed papers
Nossa Missão
Nossos Valores

Acreditamos na importância da disseminação do conhecimento científico e trabalhamos para oferecer um espaço onde ideias inovadoras possam ser compartilhadas e reconhecidas.

Alludans Science: Instruções aos Autores

A Alludans Science é uma publicação do Instituto Eletrofisio, que divulga artigos originais e artigos de revisão, adotando um modelo de publicação em fluxo contínuo, com um número anual.

As submissões na Alludans Science são realizadas exclusivamente pela via on-line, por meio de um formulário de submissão. Para a formalização da submissão, os autores devem anexar os seguintes documentos:

  1. Artigo científico em arquivo Word;

  2. Carta de submissão em arquivo PDF;

  3. Declaração de conflitos de interesse em arquivo PDF.

1. Tipos de Estudo

a. Artigo Original: É um trabalho resultante de investigação científica que não foi submetido ou publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro. Deve apresentar contribuições originais no âmbito da Ciência, Inovação e Tecnologia, com foco nas ciências biológicas e da saúde.

b. Artigo de Revisão: Consiste em uma avaliação crítica e sistematizada da literatura sobre um tema específico das ciências biológicas e da saúde. É obrigatório que os métodos utilizados em todas as fases do procedimento de revisão sejam claramente descritos.

2. Formato

a. Apresentação: Os trabalhos devem ser redigidos no editor de texto Word, utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre as linhas. As margens devem ser de 3 cm para a esquerda e 2 cm para as margens direita, superior e inferior, em tamanho de papel A4. As páginas devem ser numeradas a partir da introdução, com a numeração posicionada no canto inferior direito.

O manuscrito deve conter no máximo 3.500 palavras, excluindo-se a página de identificação, o resumo (abstract), as referências bibliográficas, tabelas, figuras e suas legendas.

b. Estrutura / Página de Identificação:

  • Título: O título deve estar centralizado e expressar de forma clara e concisa a ideia geral do trabalho, com um limite de 25 palavras.

  • Autor(es): Os nomes dos autores devem ser apresentados sem titulações ou graus acadêmicos, inseridos logo abaixo do título e alinhados à esquerda.

  • Afiliação(ões): A afiliação corresponde aos dados das instituições às quais os autores pertencem, devendo apresentar o nome da instituição, departamento, curso ou laboratório, endereço da instituição, município e país.

  • Endereço para correspondência: Deve ser fornecido o endereço completo para correspondência e o endereço eletrônico do autor principal.

  • Instituição Financiadora: Se a pesquisa foi realizada com apoio financeiro institucional, o nome da instituição financiadora deve ser mencionado neste ponto.

  • Título para as páginas: O título resumido para as páginas do artigo deve ter, no máximo, 50 caracteres com espaço.

c. Estrutura / Página de Resumos:

  • Resumo (Abstract): O resumo deve ser apresentado em parágrafo único, justificado, e redigido com no máximo 250 palavras. Este texto deve expressar, de forma clara e concisa, a Introdução, os Objetivos, o Material e métodos utilizados, os Resultados e as Considerações finais. Ao final do resumo, devem ser listadas de 3 a 5 palavras-chave (keywords).

3. Corpo do Trabalho para Artigo Original

O texto deve ser dividido nas seguintes seções:

a. Introdução: A introdução deve apresentar um texto bem fundamentado, justificando a relevância do estudo em relação ao estado atual do objeto de investigação. Deve estabelecer de forma clara a hipótese e os objetivos do estudo.

b. Material e Métodos: Esta seção deve conter uma descrição detalhada da seleção da amostra, dos procedimentos e materiais utilizados, de modo a permitir a reprodução dos resultados. Deve também apresentar os métodos empregados para a avaliação estatística.

c. Resultados: Os resultados correspondem à exposição dos fatos observados. Devem seguir uma sequência lógica e podem ser apresentados com o auxílio de tabelas e gráficos.

d. Discussão: Na discussão, os autores devem comentar os achados mais importantes, interpretar os resultados e compará-los com estudos anteriores disponíveis na literatura científica.

e. Considerações Finais: Correspondem ao texto que sumariza as deduções lógicas a partir dos resultados observados e da discussão.

f. Perspectivas: As perspectivas devem apresentar ideias sobre os desdobramentos que o estudo concluído pode gerar, bem como projetos e ideias futuras que possam advir no sentido de aprimorar a compreensão sobre o tema.

g. Referências Bibliográficas:

h. Agradecimentos: Os agradecimentos são geralmente dirigidos a pessoas ou instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho.

4. Corpo do Trabalho para Artigo de Revisão

O texto deve ser dividido nas seguintes seções:

a. Introdução: A introdução do artigo de revisão deve ser redigida de forma sucinta, introduzindo o tema e fornecendo explicações inerentes ao assunto investigado, sem uma revisão extensa da literatura. Ao final da introdução, os objetivos do estudo devem ser apresentados de forma clara e precisa.

b. Material e Métodos: Esta seção deve descrever detalhadamente os procedimentos e materiais utilizados para a realização da revisão.

c. Revisão: Esta seção corresponde ao trabalho propriamente dito e contém a avaliação crítica e sistematizada da literatura científica disponível sobre o assunto estudado.

d. Discussão: Na discussão, os autores devem comentar os achados mais importantes, interpretar os resultados e compará-los com estudos anteriores disponíveis na literatura científica.

e. Considerações Finais: Correspondem ao texto que sumariza as deduções lógicas a partir dos resultados observados e da discussão.

f. Perspectivas: As perspectivas devem apresentar ideias sobre os desdobramentos que o estudo concluído pode gerar, bem como projetos e ideias futuras que possam advir no sentido de aprimorar a compreensão sobre o tema.

g. Referências Bibliográficas:

h. Agradecimentos: Os agradecimentos são geralmente dirigidos a pessoas ou instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho.

5. Tabelas, Quadros, Figuras e Ilustrações

Tabelas, quadros, figuras ou ilustrações devem ser incluídas de forma sequencial no texto, nos locais em que são mencionadas. Devem ser numeradas com algarismos romanos.

6. Citações

As remissões às obras de outros autores lidos devem ser apresentadas no sistema de numeração sequencial.

7. Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas devem ser apresentadas no sistema de numeração sequencial, por ordem de menção no texto. As referências devem listar os trabalhos de acordo com a sequência em que foram mencionados ao longo do texto.

Com o objetivo de se adequar aos padrões internacionais, a Alludans Science adota a norma de Vancouver, publicada pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas.

A norma de Vancouver pode ser consultada nos seguintes links:

a. http://www.icmje.org

b. http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Exemplos de referências (Vancouver):

  • Até 3 autores: Trobisch P, Suess O, Schwab F. Idiopathic scoliosis. Dtsch Arztebl Int. 2010; 107(49): 875-83.

  • Até 6 autores: Neira VM, Gardin L, Ryan G, Jarvis J, Roy D, Splinter W. A transesophageal echocardiography examination clarifies the cause of cardiovascular collapse during scoliosis surgery in a child. Can J Anaesth. 2011; 58(5): 451-5.

  • Mais de 6 autores: Wallenius V, Wallenius K, Ahrén B, Rudling M, Carlsten H, Dickson SL et al. Interleukin-6-Deficient Mice Develop Mature-Onset Obesity. Nat Med. 2002; 8: 75-79.

Termos e Condições